Obra reflete experiência de duas décadas a comunicar e a construir reputações. Livro tem prefácio de Nicolau Santos (presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa), “Fact Check” de Conceição Zagalo (empreendedora social) e posfácio de Nuno Brandão (professor universitário).

Nas 191 páginas de Insights de Comunicação, Carla Guedes conta, à luz dos seus olhos, algumas histórias que marcaram a comunicação e a gestão da reputação em Portugal nas últimas duas décadas.

O livro resulta da experiência acumulada ao longo de vários anos e faz uma análise ao mundo atual e ao que mudou em 2020. Aprofunda o conhecimento do leitor, fazendo-o ver a importância da boa comunicação, clara, factual, no momento certo, para a elevação e sucesso da reputação de uma pessoa, negócio ou país. Insights de Comunicação já está disponível em formato Kindle e Paperback.

Vivemos tempos tumultuosos no que respeita à informação e comunicação. Somos diariamente inundados, quase intoxicados, com factos e outros supostos factos. Nunca tivemos tantos criadores de conteúdos (muito anónimos) e nunca foi tão fácil, nesta economia digital, multiplicar as mensagens. A questão que se coloca é onde começa e termina a verdade, como comunicar de forma correta e em que momento, que estratégia seguir de acordo com o publico alvo e suas expectativas? Estes e outros cuidados são fundamentais quando queremos ser eficazes na transmissão de ideias e logo na consequência das mesmas. Caso contrário, pode estar a prestar-se um mau serviço, porque quem ouve vai perceber que está a ser manipulado e o objetivo inicial acaba por se transformar no seu contrário”, alerta Carla Guedes.

Insights de Comunicação é uma reflexão sobre as várias dimensões da reputação

No livro, Carla Guedes convida os leitores a embarcar numa viagem que se inicia em 2005 e que continua até aos dias de hoje. Cada etapa da viagem é um texto selecionado, que outrora foi publicado num órgão de comunicação nacional, por alguém que é apaixonada pela Comunicação e Reputação.

Os artigos constituem uma reflexão sobre as várias dimensões da Reputação: comunicação interna, comunicação corporativa, gestão de crise, gestão de stakeholders, CEO na reputação da organização, responsabilidade social, marketing verde, identidade das marcas, sustentabilidade, confiança, inovação, ética na comunicação, comunicação digital, country branding, liderança, governance, fake news, SEO (search engine optimization), teletrabalho, o valor dos dados, entre outros temas.

A leitura de Insights de Comunicação proporciona ao leitor visitar e relembrar as várias temáticas, contextos e desafios que estiveram na ordem do dia a cada momento, sendo que muitas delas ainda estão bastante atuais (a história repete-se muitas vezes).

O livro realça ainda a importância da boa comunicação para toda e qualquer organização numa sociedade democrática, apresentando as principais tendências de comunicação e reputação num mundo cada vez mais digital, que vive um período histórico em 2020.

LEIA TAMBÉM: Como fazer um press release… e escalar a sua comunicação global

Em suma, a obra apresenta boas práticas e conselhos de gestão em comunicação corporativa com vista a uma boa reputação, quer de pessoas, empresas ou países. Saber comunicar (gestores, políticos) nunca foi tão importante como agora, para ter sucesso a médio e longo prazo.

Sobre a autora:

Carla Guedes, especialista em comunicação corporativa, natural de Angola. Formação em Comunicação Social pela FCSH | UNL. Formação sobre Liderança na Católica Lisbon | UCP. O início da carreira profissional foi passado nas redações de jornais como Diário Económico, Publimédia | Expresso e ainda da estação de televisão RTP. Ingressou depois em empresas como Ideia Certa, Weber Shandwick | D&E e GCI, agências de comunicação, onde geriu equipas e trabalhou áreas como comunicação institucional, gestão de crise, public affairs e media training. Do seu percurso profissional faz parte ainda a passagem pelo Ministério da Economia, como assessora de imprensa e experiência internacional em Angola e Moçambique ao nível de marketing político e assessoria em comunicação. Em 2005 fundou a Reputation, Consultoria em Comunicação Corporativa. Mais recentemente encontra-se no Grupo ISQ, como coordenadora de Comunicação. Proferiu palestras sobre “Comunicação Estratégica” a convite da FCSH | UNL e da Universidade Lusófona.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Sérgio Marçalo | [email protected] | +351 93 809 03 00

https://unique-news.info/pt/carla-guedes-publica-livro-dedicado-a-insights-de-comunicacao-meios-publicidade.html